segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Comunidade Cristã Videira

RESTAURANDO A HONRA EM CASA, ENTRE OS FAMILIARES E NA PÁTRIA

Jesus certa vez disse que “Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa” (Mc6. 4). Vale ressaltar que Jesus disse isso enquanto estava em sua cidade, onde realizou alguns milagres (Mc6. 5), mas não realizou mais, por causa da incredulidade daqueles concidadãos.

Veja, apesar da admiração daqueles que o ouviam da sabedoria e dos milagres que Jesus fazia (Mt6. 2), a narrativa nos mostra que eles se escandalizavam nele, por causa de sua origem humilde e por causa de conhecerem seus parentes.

A palavra honra tem o significado de respeito, reconhecimento e atribuição de valor. Normalmente, a dificuldade de honrar as pessoas, com as quais convivemos mais intimamente, está no fato de conhecermos suas limitações e suas falhas, enfim sua humanidade. Por isso, muitas vezes, é mais comum perceber a honra aos desconhecidos dos que os de sua própria casa.

No entanto, essa observação admirada de Jesus (Vs. 6) demonstra que isso não era para ser uma regra, pelo contrário, no plano de Deus a casa sempre foi um ambiente onde a honra deveria ser cultivada e ensinada. Pois, a casa é a única escola, onde primeiro precisa-se fazer o dever de casa, para depois fazê-lo em outras esferas do relacionamento humano, como: na escola, no trabalho, na comunhão dos irmãos da fé, etc.

Isto é tão verdade que Deus que deixou explicitamente o mandamento que diz: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem seus dias sobre a terra” (Ex20. 12). Esse mandamento não é condicional à maneira como somos tratados ou se o caráter moral dos pais está à altura de receberem honra. Até porque as falhas e os erros de qualquer autoridade não justificam nos rebelarmos contra o princípio instituído por Deus do respeito às autoridades.

Além de filhos honrarem seus pais, a bíblia diz que os cônjuges devem honrar um ao outro, através da aliança de fidelidade e amor: “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula, pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará” (Hb13. 4).

Mas, porque a honra é algo tão importante para uma família? Em primeiro lugar, porque a bíblia nos diz que a honra abre oportunidade para o cumprimento das promessas de Deus: “... para que se prolonguem seus dias sobre a terra”.

E em segundo lugar, porque a honra cria um ambiente propício para o milagre de Deus no meio da família. Da mesma forma que Jesus não pode realizar muitos milagres na terra onde cresceu, viveu e trabalhou por falta de honra e da incredulidade dos concidadãos, hoje muitos milagres de transformação de relacionamentos e de respostas de oração são impedidos por causa da falta de honra no meio da família.

Por isso o apóstolo Pedro chegou a declarar: “Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.” (1Pe3. 7).

Caro irmão, aproveite a oportunidade nesse tempo devocional em família para honrar os seus e coloque suas necessidades diante de Deus. E se prepare para experimentar o milagre. Pois, a Bênção abre o coração e a maldição o fecha.

Pr. Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.