sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os tempos são outros
Série: Evangelização Relacional

Mesmo que você esteja minimamente conectado ao trabalho missionário, você já deve ter ouvido que os relacionamentos são oferecidos como a receita para superar grande parte das dificuldades na evangelização. Por que isso? Porque as amizades são tão importantes agora? Na AMME Evangelizar estamos trabalhando sobre esse assunto há vários anos, para ajudar as igrejas a se ajustarem a essa realidade. Penso que dois aspectos da pós-modernidade são os principais condicionadores da necessidade da evangelização relacional.
A ausência da meta-narrativa - Ainda no século passado e antes, a comunicação acontecia sobre uma base comum em nossa cultura. Deus, a criação, queda e redenção do homem, foram elementos fundamentais, pressupostos comuns, a partir dos quais a evangelização podia ser facilmente transmitida. Com a pós-modernidade as meta-narrativas são destruídas, perde-se a base comum, não há um ponto de partida. Cada vez mais é necessário conhecer o pensamento de cada pessoa que desejamos evangelizar e partir dali para apresentar uma mensagem relevante.
A velocidade e disponibilidade dos meios de comunicação - O fluxo de dados foi enormemente facilitado nas últimas décadas. Longe de ser positiva, a quantidade de dados disponíveis é cada vez menos transformada em informação, conhecimento e sabedoria. As pessoas tem milhões de gigabites de dados à mão, mas absorvem pouco, julgam menos, e quase nada aproveitam para melhorar sua vida e a dos outros. Nesse oceano de dados está a mensagem do Evangelho. Portanto, somente a entrega personalizada através do relacionamento pode assegurar que alguém absorva, julgue e decida a respeito do que dizem as Escrituras.
Sob o tema “Mais amigos” decidimos tratar desse assunto em nossa Escola Intensiva de Evangelização – Pacificadores. A escola vai acontecer de 2 a 9 de março de 2011 em Campina Grande – PB, dentro do maior evento de apologia da América Latina, a VINACC. Em sua quinta edição e principalmente destinada a adolescentes e jovens (15 a 24 anos), Pacificadores tem sido um recurso de inovação e motivação para uma evangelização relevante. Informações e inscrições no portal da evangelização em http://www.evangelizabrasil.com/


• Link to Evangeliza Brasil: http://www.evangelizabrasil.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.