sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Missionária Alexandra Flórido


Ola queridos, como é bom poder escrever contando às coisas que Deus tem feito por nós nesse tempo em que estamos no prático da ESCART (Escola de Cultura e Arte).
*
Desde agosto saímos de Pompéia em viagem e fomos para Barretos, servir no trabalho evangelístico que temos a mais de 10 anos na Festa do Peão de Boiadeiros. Esse tempo foi muito atípico comparado aos outros anos por conseqüência das chuvas e do surto de gripe. Mesmo assim permanecemos lá servindo a organização da festa como Promoção Humana em todas as áreas de atuação necessárias. Durante as noites na arena de rodeios éramos escalados para manter as escadarias liberadas em caso de emergência, foi quando eu percebi o cuidado de Deus em nos colocar ali como intercessores, estabelecidos pela própria organização da festa em cada ponto estratégico para que tudo corresse bem. Também realizamos pelo segundo ano consecutivo o trabalho de capelania no Hospital de Câncer na cidade de Barretos com pacientes terminais, foram experiências marcantes de vidas sendo tocadas e transformadas pelo Espírito Santo. E dessa vez também fomos convidados a apoiar o Pronto Socorro nas noites da festa.
*
Depois de Barretos embarcamos direto para Recife, com a ajuda e o apoio de um casal (Maristela e ...) de Campinas que nos recebeu e hospedou em sua casa.
*
Nossa chegada em Recife foi bem tranqüila, a casa onde estamos hospedados é bem espaçosa e bem localizada. Desde nossa chegada temos conseguido nosso objetivo de conhecer mais da história do nosso povo. Temos percebido no contato com as pessoas as diferenças entre as regiões, os preconceitos que estão enraizados em nossa identidade, e na identidade do pernambucano, o que facilita e enriquece e muito nosso trabalho de redenção da cultura.
*
Nesse tempo, visitamos museus, feiras de artesanato, casas de cultura, fundações, memoriais de pessoas que são referencial na cultura nordestina. Assistimos uma oficina de sanfoneiro com Mestre Camarão um homem batalhador e convicto de suas raizes, participamos de uma palestra na UFPE com Maria Acselrad coordenadora do Programa do Patrimônio Cultural de Pernambuco, e entrevistamos dois antropólogos de diferentes visões e áreas de atuação na cidade. Tudo isso abriu nossos olhos e nos fez entender mais nossos erros e riquezas como nação brasileira.
*
Além disso, recebemos um convite da Secretaria de Cultura e Turismo de Pedra, uma cidadezinha no Agreste de Pernambuco, para realizar a apresentação de nosso espetáculo. Durante cinco dias estivemos lá conhecendo a cidade, e acabamos por realizar três apresentações, duas na zona rural, e uma na escadaria da igreja central da cidade. Pra nós foi uma honra, sermos a primeira equipe de teatro a se apresentar naquela cidade, e levar a eles as verdades e os valores de Deus para a nossa cultura como brasileiros, de revelar a eles uma oportunidade de mudar, de acreditar, de fazer diferente do que tem sido feito até hoje.
*
Após o retorno de Pedra a Recife temos tido mais momentos de meditação e busca da vontade de Deus como equipe e temos recebido muitas palavras a respeito de vivermos a verdade aqui nesse tempo. Não queremos apenas passar por esse lugar, queremos continuar através de nosso trabalho de pesquisa a tocar pessoas, queremos estar sensíveis à voz de Deus, ao coração Dele para o Recife e também para o indivíduo de maneira pessoal. Vemos as portas que Ele abriu, as pessoas que conseguimos conhecer e conversar, a oportunidade de ir ao Agreste e queremos permanecer no centro da vontade Dele.
*
Com isso notamos uma resistência espiritual nos acompanhando desde que saímos de Pompéia. Aonde nós fomos houve falta d’água. Até hoje, desde Barretos e depois de um mês em Recife, temos tentado resolver aqui na casa a questão do fornecimento de água, mas tudo aparece normal nos registros da companhia de esgoto, e nós em todo esse período temos tido que utilizar balde para realizar as tarefas básicas da casa como tomar banho e lavar louça. Peço orações para que tudo se resolva logo.
*
Agradeço agora a todos que tem investindo nesse projeto e se comprometido comigo financeiramente e em oração. E lembro aqueles que já compartilharam o desejo de também investir que ainda não tenho todo o valor de que preciso mensalmente e que necessito de suas orações.
*
Agora estamos tentando contatos para visitar lugares próximos a Pernambuco, e até 15 de novembro estaremos aqui na região nordeste. Dia 21 e 22 de novembro estaremos apresentando o espetáculo em Campinas e depois retornamos a Pompéia para o fechamento da pesquisa deste ano e formatura da escola.
*
Um grande abraço com saudades,
Alexandra Flórido.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.